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Carta à Igreja em Éfeso

Ao anjo da Igreja em Éfeso escreve: estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro (Apocalipse 2.1). Anjo da Igreja se refere ao dirigente dos sete candeeiros de ouro que simbolizam Igrejas (Apocalipse 1.20). Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos, mas não são, e descobriu que eles eram impostores (Apocalipse 2.2). Põe à prova se os espíritos procedem de Deus ou são falsos profetas (1 João 4.1) doutrinas de acordo com as Escrituras (1 Tessalonicenses 5.21), pastor serve as ovelhas ou ovelhas servem ao pastor com pedidos excessivos de dinheiros no culto (João 10.12), a luz, testemunho, boas obras brilham diante das pessoas (Mateus 5.16). Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido (Apocalipse 2.3). Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu

Sobre Eféso

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Éfeso : Cidade mais importante da província romana da Ásia, sede da Igreja principal da região (Atos 18.19; Atos 19.41; Atos 20.17-38 e também 1 Timóteo 1.3-4 e parte Ocidental da Turquia.  Tinha um teatro ao ar livre (Atos 19.29) e um famoso templo dedicado à deusa Diana (Atos 19.27). Deusa principal de Éfeso, chamada Ártemis entre gregos, apesar de que as características diferentes. Era a deusa da fertilidade na Ásia Menor, o seu templo em Éfeso está entre as sete maravilhas do mundo antigo. Apolo pegou nessa Cidade (Atos 18.24-28) e Paulo viajou a Éfeso, pregou na sinagoga (Atos 18.19-21; Atos 19.1-7; 1 Coríntios 16.8) e morou por três anos (Atos 20.31), deixou Timóteo encarregado da Igreja (1 Timóteo 1.3). Uma das sete cartas do Apocalipse foi a essa Igreja (Apocalipse 2.1-7).  

About poor

Bem-aventurado vós, os pobres, porque vosso é o reino se Deus (Lucas 6.20).  Pobre, pobreza tanto no AT como no NT, o conceito de pobreza se usa com sentidos diversos relacionados. Quando os israelitas entraram em Canaã para adotar uma vida sedentária, a divisão entre ricos e pobres passou a ser um problema constante. A lei de Moisés ordenava a proteção dos direitos do pobre (Êxodo 22.25-27; Êxodo 23.11; Levítico 19.9-10, 13, 15; Êxodo 25.6, 25-28; Deuteronômio 14.28-29), e os profetas denunciaram o mau trato de que eram objeto os pobres (Isaías 1.23; Isaías 10.1-2; Ezequiel 34; Amós 2.6; Amós 5.7). O Senhor, diz a Escritura, é o Deus que cuida do pobre, do órfão e da viúva e os protege (Salmos 68.5-6; Salmos 146.5-9). Depois do exílio na Babilônia, os judeus chamaram de pobre o humilde e o piedoso (Salmos 34.6; Salmos 69.32; Salmos 113.7; Salmos 132.15). Jesus conheceu tal prática (Lucas 6.20), mas destacou a importância da preocupação pelos pobres (Lucas 11.41; Lucas 12.33; L

Sobre pobre

Ouvi, meus amados irmãos: porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam (Tiago 2.5). Pobre é possuído de poucos bens, dinheiros ou carece do necessário. Rico miserável, cego e nu é aquele que só tem dinheiros e não tem a salvação e herança de Deus  (Apocalipse 3.17).

Pérsia, persas

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Os persas foram originalmente nômades indo-europeus do Sul da Rússia. Por volta do ano 1000 a.C, se estabeleceram na Pérsia, o atual Irã. Em Susã, a sua capital, viveu Neemias. O livro de Ester reflete a vida na corte dessa Cidade. Registra decreto do rei Ciro (2 Crônicas 36.22-23; Esdras 1.1-4), podemos conhecer a política das persas em relação aos povos conquistados. A Pérsia animava as nações a continuarem desenvolvendo as próprias religiões e culturas. O Antigo Testamento menciona os seguintes reis persas: Ciro II Magno, também chamado Dario, o Medo (559-530 a.C, 2 Crônicas 36.22-23; Esdras 4.5; Neemias 12.22; Ageu 1.1; Zacarias 1.1), Xerxes I, também chamado de Assuero (486-465 a.C, Esdras 7.1, 21-26; Neemias 2.1-8). O poderio persa decaiu desde 331 a.C por causa das conquistas de Alexandre Magno.

A besta do Apocalipse 17.11

E são também também sete reis; cinco já caíram, e um existe ; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo (Apocalipse 17.10). Cinco caíram são Império babilônico, Nabucodonosor, Império Medo-Pérsia, Ciro e Dario, Império grego, Alexandre, o Grande, Império romano, Júlio César, a pedra cortada, Jesus e o seu reino (Daniel 2.44-45). Enquanto João escrevia, o Império romano, Júlio César era o existente (João 19.12; Atos 17.6; Filipenses 4.22; Mateus 22.17; Lucas 2.1) e os reis das províncias eram Herodes e Pilatos (Lucas 23.7-12). E a besta que era, e já não é, é ela também o oitavo, e e um dos sete, e vai a perdição (Apocalipse 17.11). A besta é o Anticristo (Apocalipse 13.1) que tem dois chifres que simbolizam poder e autoridade sobre a política e religião (Apocalipse 13.11).

Império romano

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Pernas de ferro, pés de ferro e de barro, animal aterrorizante e assustador, Roma, 70 d.C, queda de Jerusalém (Daniel 7.7-8). Chifre significa autoridade, rei (Daniel 7.11-12). O pequeno chifre é o Anticristo que fala com arrogância (Daniel 11.36; 2 Tessalonicenses 2.4; Apocalipse 13.5-6). Roma, império romano é a antiga Cidade italiana que chegou a ser a capital do Império romano. Nos tempos de Jesus, o Império romano havia estendido o seu poder sobre a maior parte do mundo conhecido. Quando Pompeu triunfou sobre Jerusalém em 63 a.C, grande parte de Israel foi incorporada à província romana da Síria. Nos anos seguintes, houve muita rivalidade entre os líderes romanos, mas em 31 a.C, Otaviano emergiu como único governante do Império. Em 27 a.C, adotou o nome de Augusto. Durante o seu governo, nasceu Jesus (Lucas 2.1). Roma introduziu muitas melhorias no mundo mediterrâneo, como excelentes estradas que facilitaram as viagens e o comércio no mundo mediterrâneo.  O lat