Pular para o conteúdo principal

Tempestade

Tempestade: agitação violenta da atmosfera, às vezes, acompanhada de chuvas, trovões, temporal. 
Agitação moral. Na margem oriental do mar da Galileia encontra-se a região chamada, Decápolis da palavra grega dé-ka, que significa " dez", e pó-lis, que significa "cidade". As cidades de Decápolis são um centro de cultura grega, embora é o lar dos judeus. 
O mar da Galileia tem uns 20 km de cumprimento e com a largura máxima de 12 km. 
Por causa da temperatura mais quente da superfície do mar da Galileia, a cerca de 210 metros abaixo do nível do mar, e do ar mais frio nas montanhas vizinhas, às vezes, fortes ventos precipitam-se e criam repentinos vendavais violentos no mar da Galileia. 
A tempestade ocorre no mar ou na terra. Se porventura a tempestade vier sobre a cidade, e vós agir com autoridade e fé como Jesus Cristo que, repreendeu a tempestade que se acalmou. 
O vendaval passa e repassa na cidade causando grandes danos materiais. 
Se houver gentes com Jesus Cristo, usar a fé, e a autoridade, a tempestade irá se acalmar, ao contrário, para os tímidos e medrosos na cidade, há tempestade.  
Levantando-se Jesus do barco, Jesus ordena ao vento e ao mar: silêncio! Calai-vos! O vendaval violento para o mar se acalma. Voltando-se para o seus discípulos, pergunta: " por que sois tão medrosos? Não tendes ainda nenhuma fé? (Mc 4.31-35; Mt 8.23-26; Lc 8.22-25). 
Os discípulos tem a incumbência de ser como Jesus Cristo de repreender a tempestade com coragem e fé. A tempestade deriva se todos da cidade clamar ao Senhor para salvá-los. 
Jesus Cristo salva. Mas os discípulos vieram acordá-los, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! (Mt 8.26). 
Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então, se alegraram com a bonança, e, assim, os levou ao desejado porto (Sl 107.29-30).

As tempestades estão em geral associadas às nuvens do tipo Cúmulos-nimbos. 
O radar meteorológico é uma das ferramentas fundamentais em seu estudo. 
Dentro da grade de disciplinas dos cursos de graduação em Meteorologia, as tempestades são estudas na disciplina de física de nuvens. 
As tempestades provocam precipitação de água líquida e gelo, na forma de chuvisco, chuva leve, moderada e forte, e quando é mais intensa com fortes correntes ascendentes e descendentes também granizo e saraiva. 
As tempestades podem aparecer isoladas, ou em grupo na forma de agrupamentos convectivos (instabilidade atmosférica), de forma mais ou menos desorganizada, ou na forma de linhas de tempestades, chamadas linhas de instabilidade, ou ainda quando uma das tempestades do agrupamento cresce mais que todas as outras e atinge grandes proporções (tipicamente 10 km x 10 km x 12 km em latitudes médias) como uma super-célula. 
Na regiões montanhosas de climas frios (latitudes médias) a tempestade pode provocar neve ou nevasca se o vento é intenso. 
Ao derreter neve fresca obtém-se água líquida na proporção aproximada de 10 para 1, por exemplo, um metro de neve fresca derrete para formar 100 mm (10 cm) de altura de água liquida sobre cada metro quadrado do terreno horizontal. 
Tempestades acontecem quando há suficiente liberação de calor latente pela condensação de gotas de nuvem e cristais de gelo (na parte fria da tempestade). 
Dentro da tempestade coexistem movimentos verticais ascendentes e descendentes intensos, o que gera muita turbulência mistura e entranhamento de ar pelo topo da tempestade a medida que ela cresce. 
O ar seco que entranha pelo topo é muito seco e evapora as gotas e cristais da nuvem gerando resfriamento das parcelas de ar e sua descida através da nuvem, na forma de correntes descendentes, ao mesmo tempo que correntes ascendentes sobem devido ao aquecimento das parcelas de ar pela liberação de calor latente de condensação. 
As tempestades ocorrem quando a atmosfera encontra-se termodinamicamente instável, há energia potencial disponível para ser convertida em movimento de ar ascendente dentro da nuvem e descendente fora da nuvem (na forma de uma célula de circulação), e quando há convergência do vento em superfície, por exemplo, junto a uma frente de rajada de brisa marítima durante o período convectivo. 
É interessante que novas células de tempestade podem se formar do lado em que o ar úmido adentra à tempestade principal (indutora). As células podem se deslocar em uma direção enquanto a tempestade em si ou o sistema de tempestades se desloca em outro. O sistema vai na direção do vento médio da troposfera enquanto as células individuais se propagam em uma direção intermediária entre o vetor médio troposférico e o oposto do vetor médio da baixa troposfera, isto é para uma direção inclinada em relação aquela que o ar úmido e instável entra na nuvem em baixos níveis. Tempestades podem ocorrer quando um Jato de Baixos níveis provê enorme quantidade de ar úmido e potencialmente instável à região de formação das tempestades, vide o meio oeste estadunidense (USA), nas Grandes Planícies a Leste das Montanhas Rochosas.

Eis a tempestade do Senhor! O furor saiu e o redemoinho veio sobre os perversos (Jr 23.19; 30.23). 
Tormento ou temporal é um fenômeno atmosférico com duração típica dezenas de minutos e marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos e raios. 
O redemoinho veio sobre os perversos são aqueles que cometem perversão. Perversão é um termo usado para designar o desvio, por parte de um indivíduo ou grupo, de qualquer dos comportamentos humanos considerados normais e/ou ortodoxos para um determinado grupo social. 
Os conceitos de normalidade e anormalidade, no entanto. O termo perversão é também frequentemente utilizando com o sentido específico de perverso sexual, ou desvio sexual. 
Definição: o significado original pervertido, por sua vez derivado de perverter, remete à noção de "por de lado", ou "por se à parte". 





Redes Sociais

Postagens mais visitadas deste blog

A máscara caiu - Lucas 12.2

Não há nada escondido  que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido (Lc 12.2). O significado é que nada escondido pela hipocrisia deixará de ser divulgado.  Hipocrisia é falsidade, dissimulação. Ato de fingir, ser o que não é para agradar a vida alheia. A corrupção é divulgada na mídia - licitação, nota fria, empresa fantasma, contrato superfaturado.  Aparências enganam, portanto será descoberta pelos próprios erros ou alheios - cúmplices.  Os falsos amigos acusam/denunciam e as máscaras caem.  No Tribunal de Justiça, o réu com dinheiros contrata advogados e suborna o juiz. É errado favorecer alguém no Tribunal, mas alguns juízes fazem isso até por pouco dinheiro (Provérbios 28.21; Pv 28.21). O suborno/propina corrompe o coração (Eclesiastes 7.7; Ec 7.7). Juízes desonestos se vendem por dinheiro e por isso são injustos nas suas sentenças (Provérbios 17.23; Pv 17.23).
Processos arquivados e como diz o ditado popular: tudo acaba em pizza.

Receba seu livramento!

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, e eu serei exaltado entre as nações e sobre a terra (Salmos 46.10). Quantas lutas e aflições, o coração fica inquieto, angustiado, às vezes, desanima pela demora de vir a resposta. Não temais, fique quietos e veja o livramento do Senhor, que Ele hoje vos fará (Êxodo 14.13).

Revelação e Profecia

Isaías significa salvação do Senhor, Deus é salvação. Ele profetizou 700 a.C que o menino vos será dado como Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso (Isaías 9.6). A virgem dará luz que se chamará Emanuel-Deus conosco (Isaías 7.14). A profecia se cumpriu (Mateus 1.18-23). Miqueias significa quem é como Deus. Profetizou a vinda e o nascimento de Jesus em Belém, pequena Cidade de Israel (Miqueias 5.2). O pastor e profeta Thiago Ramos é usado por Deus nas revelações e profecias que acontecem. Deus não é homem para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Êxodo 23.19).