MINISTÉRIO DA PALAVRA - ATOS 6.4 | 1.390 ESTUDOS | ATUALIZADO 17/08/26

Abraão, Sara, Isaque e Rebeca Casaram no Cartório?

O cartório civil não existia naquela época.

Na Antiguidade Bíblica (período dos Patriarcas), o casamento ocorria por meio de:

Aliança pública e bênção familiar: O compromisso era feito diante dos pais, líderes da tribo e da comunidade (testemunhas visíveis).

Transferência de dote/presentes: Selando o acordo financeiro e familiar (ex.: Eliezer levando presentes para a família de Rebeca em Gênesis 24).

Festividade e coabitação: O casal celebrava com a comunidade e passava a morar junto na mesma tenda, assumindo publicamente o status de marido e mulher perante Deus e a sociedade.

O princípio central era a publicidade do ato, a honra do compromisso e o testemunho comunitário.

4. Morar Junto sem Casar: O Entendimento das Igrejas Atualmente

A visão da maioria das denominações cristãs (Evangélicas e Católica) sobre o casal que mora junto sem registro formal desdobra-se em pontos específicos:

Visão Espiritual e Doutrinária

Fornicação / Amasiamento: Entende-se que a união conjugal exige uma aliança formal. A vida íntima antes ou fora dessa aliança pública e legal é considerada fornicação ou amasiamento no meio eclesiástico.  

A Questão da Santa Ceia: Para participar da Santa Ceia (ou Eucaristia), a Bíblia exorta ao autoexame (1 Coríntios 11:28). As igrejas entendem que quem vive em desconformidade com a doutrina conjugal está em situação irregular, devendo primeiro "consertar a vida" para participar plenamente dos sacramentos.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem