Carta à Igreja em Tiatira

Ao anjo da Igreja em Tiatira escreve: estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido (Apocalipse 2.18).
Jesus glorificado com os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido.
Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras (Apocalipse 2.19).
Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que a si mesma se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos (Apocalipse 2.20).
Jezabel: esposa do rei Acabe, estimulou a idolatria em Israel (2 Reis 16.31-33; II Reis 9.22, 30-37). O seu nome aqui é usado em forma simbólica.
Ela subvertia a lealdade a Deus promovendo a tolerância às práticas pagãs. Imoralidade sexual e os alimentos sacrificados a ídolos (Apocalipse 2.14).
Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição (Apocalipse 2.21).
A prostituição da rainha Jezabel consistia em mesclar a religião de Israel com o culto a Baal (II Reis 9.22).
Prostituição é no sentido figurado de infidelidade, idolatria.
Eis que prostro de cama, bem como grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita (Apocalipse 2.22).
Adultério no sentido figurado é infidelidade a Deus ao esposo de Israel (Isaías 54.5).
A enfermidade e a tribulação decorrente ao pecado, infidelidade a Deus.
Matarei os seus filhos, e todas as Igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras (Apocalipse 2.23).
Os filhos gerados pela prostituição seguem doutrinas libertinas. 
Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conhecem, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: outra carga não jogarei sobre vós (Apocalipse 2.24), tão somente conservai o que tendes, até que eu venha (Apocalipse 2.25).
Aqueles que seguem a doutrina libertina, possuem carga de enfermidade e tribulação (Apocalipse 2.22).
Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações (Apocalipse 2.27), assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã (Apocalipse 2.28).
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas (Apocalipse 2.29).  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhas malhadas

Zé pequeno e o Exú 7 caldeiras

A jovem adivinhadora