O Rei preparou a mesa para você - Salmos 23.5

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda (Sl 23.5).
Vassalo é súdito de um soberano. O rei dos reis convida o seu servo de honra, Davi para assentar a sua mesa preparada para fazer um tratado, aliança.
No antigo Oriente Médio, as alianças eram muitas vezes celebradas com uma refeição que expressava os vínculos da amizade (Salmos 41.9; Gênesis 31.54; Obadias 1.7).
O convite para uma refeição é também um gesto de hospitalidade, símbolo de solidariedade e de aliança (Gênesis 18.5-8; Gênesis 19.2-3; Lucas 22.17-21).
Ungindo a cabeça com óleo. O tratamento comum de um hóspede honrado num banquete (Eclesiastes 9.8; Lucas 7.46; 2 Samuel 12.20; Daniel 10.3; 2 Samuel 9.10).
O ato de derramar azeite perfumado sobre a cabeça do hóspede era outro sinal de hospitalidade e de amizade (Salmos 92.10).
Gesto de derramar perfume ou óleo perfumado na cabeça era símbolo de alegria (Salmos 45.7-8).
O rei/autoridade Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, sede governo do Estado de São Paulo, durante o seu mandato, preparou várias mesas, banquetes convites de honra, representantes, comitiva de autoridades de outros estados ou países que vieram fazer alianças, tratados, acordos, projetos para o bem-estar brasileiro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhas malhadas

Zé pequeno e o Exú 7 caldeiras

A jovem adivinhadora