Provérbios 29.4

Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça (Pv 29.4).
Amar a justiça e odiar a iniquidade (Salmos 45.7; Sl 45.7).
Os publicanos cobravam os impostos dos judeus na época da Antiga Roma Imperial. Mateus e Zaqueu (chefe) eram publicanos (Mateus 9.11; Mt 9.11; Lucas 1.1-10; Lc 1.1-10) e o imperador era César (Mateus 22.21; Mt 22.21).
João advertia os publicanos não cobrar indevidamente (Lucas 3.12-13; Lc 3.12-13). 
O governo que cobra imposto é para manter/crescer a nação. Se não vemos o crescimento do País é para a corrupção!
A autoridade justa dá segurança, proteção, prevenção de risco ou perda. Na inflação - aumento de preço surge a queda no mercado, diminui o consumo ou produção de matérias-primas - base do processo que gera serviço ou mão de obra.
A economia da família brasileira é baixa e mal distribuída pela quantidade de imposto. O salário mínimo é inviável para lazer, educação, saúde, alimentação, transporte - carro, moto. 
Se não fosse muitos impostos teríamos mais consumo, empregos, negócios - empresas, compras e vendas. 
Empresários de multinacionais investindo mais nas grandes metrópoles os quais se instalam nos estados onde têm menos cobranças, por exemplos, interior, grande cidade. 
O serviço de transporte - entrega, frete, pedágio, estrada esburacada e a empresa que tira o dinheiro do lucro para o conserto do caminhão.
Se o dinheiro fosse justamente distribuído para o povo, diminuiria o roubo - contato com a vítima, latrocínio - roubo seguido de morte, furto - sem contato com a vítima.
Percebe-se nos países que cobram menos impostos. A qualidade de vida, a segurança, o crescimento é bem melhor!
Tem países com caixa/cofre ou receitas pelas empresas estatais e o povo fica isento de muitos impostos, por exemplos, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar.
Quando é cobrado muito imposto é reter usos e frutos da nação e o trabalhador durante cada ano - 365 dias, trabalha 150 dias ou 5 meses somente para pagar impostos. Nos 215 dias, ele (a) terá que se virar para conquistar a casa ou carro com financiamento que é o dobro/taxa sobre taxa - governo e empresa, o pior fica para o trabalhador!
Se a administração pública não regularizar com projetos de leis, as empresas cobram altas taxas devido o imposto do governo no produto.
Quando a gente compra um produto caro é porque é ótimo! Ou pagamos barato e o serviço sai caro. Neste exemplo, pagamos ou compramos caro e o serviço é injusto/ruim! 
Há exemplos de países como Suécia, Áustria, Dinamarca, Bélgica, França, Finlândia que cobram mais impostos do que o Brasil, mas o nível de administração é bem melhor.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhas malhadas

Zé pequeno e o Exú 7 caldeiras

A jovem adivinhadora