Dízimo, Velho Testamento e Novo Testamento

Há quem diga, o dízimo é só no Velho Testamento.
O dízimo tem no Novo Testamento. Confira: pagamentos de impostos a César (autoridade) e entregar o dízimo 10% a Deus (Mt 22.21). César era imperador de Roma.
Os empresário e o funcionário têm o lucro/líquido para separar a décima primeira parte.
Os embargos fiscais são pagos/descontados... O valor bruto tem impostos, salário, benefícios, VA ou VR, vale transporte, ou seja, tem 40% do salário.
Considera os benefícios que são ganhos na renda salarial - vale e pagamento são 10% a Deus como o VA e VR, transporte. 
Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis, sem omitir aquelas (Mt 23.23).
Seja fiel no pouco porque no muito te colocarei (Mt 25.21).
Os israelitas trabalhavam no campo e dependiam de chuva. Em determinados lugares, estados, países, tem a sua matéria prima ou fonte de renda mensal ou anual. 
Deus abençoa os fiéis com chuva, terra - plantações, colheitas, animais férteis e saudáveis.
De Malaquias 3.7-12, classificam os fiéis abençoados e infiéis amaldiçoados.
Com demografia e hermenêutica, no meu conhecimento, apontam o Brasil - Nordeste e o continente Africano.
Desde o passado temos colocações bíblicas, objetivas, por exemplos, pão na padaria, carne no açougue e frigorifico, perfume na perfumaria.
A palavra de Deus permanece para sempre (1 Pe 1.25). Aos israelitas e gentios (estrangeiros), ou melhor, é passado, presente e futuro (Mt 20.35). 
Não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus (Gl 3.28).
O dízimo é para quem recebe pouco ou muito, profissional liberal ou autônomo, desempregado ou empregado, temporariamente ou efetivamente na empresa.
As igrejas investem na evangelização, meios de comunicação - TV, rádio, web, jornal, panfleto, cruzadas evangelísticas, projetos sociais, compras de terrenos e construções de templos, alugam salões. 
A tribo de Levi recebia doações, mantimentos. 
Usavam a água das cisternas, rios, lagos e tinham a luz pelo fogo, claridade da lua, lamparina ascendida pelo óleo vegetal, oliva. Ao passar dos anos chegam as contas de água e luz. Cobranças das empresas Sabesp e AES Eletropaulo. E o governo cobra o imposto - IPTU, e o proprietário regulariza o imóvel com escritura pagando no cartório. 
Melquisedeque era rei e sacerdote de Salém e Abraão separou o seu dízimo de tudo para ele (Gn 14.18; Hb 7.1-4).
O rei não era da linhagem de Levi. Este homem, porém, que não pertencia à linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas (Hb 7.6). 
A tribo de Levi também era da descendência de Abraão. Se somos de Cristo, somos da descendência de Abraão (Gl 3.29).
Jesus é o novo sacerdote, Rei dos Reis, importante para abençoar o dizimista (Hb 7.22-28; Ap 19.16)
No Velho Testamento entregavam os dízimos a Melquisedeque e também a tribo de Levi. No Novo Testamento entregamos os dízimos ao sacerdócio permanente que garante uma aliança superior.

       

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhas malhadas

Zé pequeno e o Exú 7 caldeiras

A jovem adivinhadora