Dízimo, Velho Testamento e Novo Testamento

Há quem diga, o dízimo é só no Velho Testamento.
O dízimo tem no Novo Testamento. Confira: pagamentos de impostos a César (autoridade) e entregar o dízimo 10% a Deus (Mt 22.21). César era imperador de Roma.
Os empresário e o funcionário têm o lucro/líquido para separar a décima primeira parte.
Os embargos fiscais são pagos/descontados... O valor bruto tem impostos, salário, benefícios, VA ou VR, vale transporte, ou seja, tem 40% do salário.
Considera os benefícios que são ganhos na renda salarial - vale e pagamento são 10% a Deus como o VA e VR, transporte. 
Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis, sem omitir aquelas (Mt 23.23).
Seja fiel no pouco porque no muito te colocarei (Mt 25.21).
Os israelitas trabalhavam no campo e dependiam de chuva. Em determinados lugares, estados, países, tem a sua matéria prima ou fonte de renda mensal ou anual. 
Deus abençoa os fiéis com chuva, terra - plantações, colheitas, animais férteis e saudáveis.
De Malaquias 3.7-12, classificam os fiéis abençoados e infiéis amaldiçoados.
Com demografia e hermenêutica, no meu conhecimento, apontam o Brasil - Nordeste e o continente Africano.
Desde o passado temos colocações bíblicas, objetivas, por exemplos, pão na padaria, carne no açougue e frigorifico, perfume na perfumaria.
A palavra de Deus permanece para sempre (1 Pe 1.25). Aos israelitas e gentios (estrangeiros), ou melhor, é passado, presente e futuro (Mt 20.35). 
Não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus (Gl 3.28).
O dízimo é para quem recebe pouco ou muito, profissional liberal ou autônomo, desempregado ou empregado, temporariamente ou efetivamente na empresa.
As igrejas investem na evangelização, meios de comunicação - TV, rádio, web, jornal, panfleto, cruzadas evangelísticas, projetos sociais, compras de terrenos e construções de templos, alugam salões. 
A tribo de Levi recebia doações, mantimentos. 
Usavam a água das cisternas, rios, lagos e tinham a luz pelo fogo, claridade da lua, lamparina ascendida pelo óleo vegetal, oliva. Ao passar dos anos chegam as contas de água e luz. Cobranças das empresas Sabesp e AES Eletropaulo. E o governo cobra o imposto - IPTU, e o proprietário regulariza o imóvel com escritura pagando no cartório. 
Melquisedeque era rei e sacerdote de Salém e Abraão separou o seu dízimo de tudo para ele (Gn 14.18; Hb 7.1-4).
O rei não era da linhagem de Levi. Este homem, porém, que não pertencia à linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas (Hb 7.6). 
A tribo de Levi também era da descendência de Abraão. Se somos de Cristo, somos da descendência de Abraão (Gl 3.29).
Jesus é o novo sacerdote, Rei dos Reis, importante para abençoar o dizimista (Hb 7.22-28; Ap 19.16)
No Velho Testamento entregavam os dízimos a Melquisedeque e também a tribo de Levi. No Novo Testamento entregamos os dízimos ao sacerdócio permanente que garante uma aliança superior.

       

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhas malhadas

Sacrifícios de tolo ou de justiça

A máscara caiu - Lucas 12.2