Árvore cortada
Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos (Jó 14.7).
Jó usa uma árvore cortada a esperança que existe para a vida vegetal com a fragilidade da vida humana.
Mesmo que cortada, se renova (Jó 14:7): Uma árvore, quando é derrubada ou cortada na base (ficando o toco), muitas vezes não morre completamente. As raízes permanecem vivas no solo.
Não cessarão os seus renovos (Jó 14:7): Do toco ou das raízes, novos brotos (renovos) podem surgir, permitindo que a árvore, em essência, comece de novo.
Ao cheiro das águas brotará (Jó 14:9).
A chave para essa renovação é a presença de água. Mesmo que as raízes envelheçam e o tronco pareça morto no pó, a umidade pode estimular o crescimento de novos ramos.
A Árvore tem "Volta": Ela pode ser cortada (morte temporária do tronco) e ainda assim ressurgir da raiz, garantindo a continuidade de sua espécie.
Renovação Pessoal: A ideia de que, mesmo após "cortes" (grandes perdas, fracassos, doenças ou crises), se as "raízes" estiverem vivas (a fé, águas/Espírito Santo), há esperança para brotar novamente.
Ação de Deus: O "cheiro das águas" é frequentemente interpretado como a graça, o Espírito Santo ou a intervenção de Deus que traz vida onde havia morte, permitindo o recomeço.
Comentários
Postar um comentário