Ovelhas malhadas possuem manchas pretas ou cores misturadas. Davi era o pastor de ovelhas malhadas e defendia seu pasto contra urso e leão (1 Samuel 17.28; 1 Samuel 17.34). Eu te tirei do curral, detrás das malhadas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo por toda a parte, por onde foste (1 Samuel 16.6; 1 Crônicas 17.7-8). As ovelhas malhadas são desvalorizadas no mercado. Ovelhas manchadas, pecadores serão libertos pelo pastor Jesus que zela pelas suas ovelhas, cuida, defende, valoriza. Assim diz o soberano, o Senhor: ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho (Ezequiel 34.3). Os reis eram chamados de pastores (Jeremias 23.1-8).
Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar (1 Samuel 15.22). Sacrifício de tolo é orar, jejuar, cultuar a Deus e desobedecer, cair em tentação, ceder aos prazeres da carne (Gálatas 5.19-22). Sacrifício de justiça é dedicar, esforçar, consagrar permanente em Deus. Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor (Salmos 4.5).
Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido (Lc 12.2). O significado é que nada escondido pela hipocrisia deixará de ser divulgado. Hipocrisia é falsidade, dissimulação. Ato de fingir, ser o que não é para agradar a vida alheia. A corrupção é divulgada na mídia - licitação, nota fria, empresa fantasma, contrato superfaturado. Aparências enganam, portanto será descoberta pelos próprios erros ou alheios - cúmplices. Os falsos amigos acusam/denunciam e a s máscaras caem . No Tribunal de Justiça, o réu com dinheiros contrata advogados e suborna o juiz. É errado favorecer alguém no Tribunal, mas alguns juízes fazem isso até por pouco dinheiro (Provérbios 28.21; Pv 28.21). O suborno/propina corrompe o coração (Eclesiastes 7.7; Ec 7.7). Juízes desonestos se vendem por dinheiro e por isso são injustos nas suas sentenças (Provérbios 17.23; Pv 17.23). Processos arquivados e como diz o ditado popular: tudo acaba em pizza
Comentários
Postar um comentário