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O nascimento do conflito israelense e palestino - Gênesis 16.1-16

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Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho (Gênesis 16.1). O iraquiano tinha 86 anos de idade (Gênesis 16.16). Sarai em hebraico significa princesa. Como tinha uma serva egípcia Hagar, teve filho com ela, a pedido da sua esposa Sarai. Ambos moravam dez anos em Canaã, na Palestina (Gênesis 16.2-4). Hagar se viu grávida e desprezou Sarai que amaldiçoou seu esposoque seria confrontado e desprezado (Gênesis 16.4). Hagar em hebraico é fuga.  Então Sarai disse a Abrão: "caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços e, agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja juiz entre mim e você (Gênesis 16.5). Abrão pediu a Deus que Ismael fosse herdeiro de Canaã ou Palestina. Deus recusou o seu pedido  (Gênesis 17.18-19). O Anjo do Senhor pediu a Hagar que voltasse a servir a Sarai e que a mesma teria um filho Ismael (Gênesis 16.8-11). Sarai e Hagar tiveram hostilidade, foi transmitida aos descendentes delas (

Descendência de Abraão na Palestina - Gênesis 17.7-8

Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes (Gênesis 17.7). Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro,  darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes;  e serei o seu Deus (Gênesis 17.8). Abrão é pai exaltado que se refere a Deus e Abraão significa pai de muitas nações. Nasceu em Ur dos Caldeus na Babilônia, atual Iraque; mudou para Canaã. Esse lugar fica em Israel no Estado da Palestina como Cisjordânia, Colinas de Golã,  Faixa de Gaza.

A origem dos povos - Gênesis 10.21-32

Cam, filho de Noé é ancestral dos cananeus, ou melhor, teve seu filho Canaã (Gênesis 9.18). Cam descobriu a nudez do seu pai Noé que rogou praga hereditária no seu neto Canaã que seria escravo de Sem (Gênesis 9.21-22, 25). O pecado dos pais, e a maldição herdada para os filhos podem ser quebradas pelo perdão e libertação em Jesus (Êxodo 34.7; Números 14.33). Cada pessoa morre pelo seu próprio pecado (Deuteronômio 24.20; Ezequiel 18.4). Jesus curou um cego que não enraizou pelo seu pecado nem dos pais (João 9.1-3). Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe (Levítico 18.7). Os semitas, descendentes de Sem dominaram o território de Canaã e ficaram por escravos (Gênesis 9.26). Canaã é o nome da atual Cidade no Estado da Palestina, Faixa de Gaza, Colinas de Golã, Cisjordânia em Israel (Gênesis 11.31; 1 Samuel 13.19; Ezequiel 11.18; Mateus 2.20). Os gregos e romanos preferiram chamá-lá de Palestina, termo derivado do apelativo de filisteus, pelo qual era conhecido

Samuel subjuga os filisteus em Mispá - 1 Samuel 7.6

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Quando eles se reuniram em Mispá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor. Naquele dia jejuaram e ali disseram: "temos pecado contra o Senhor". E foi em Mispá que Samuel liderou os israelitas como juiz (1 Samuel 7.6). Se derrame ao Senhor ao tirar rios de Água Viva em jejum e oração.  Quando os filisteus souberam que os israelitas estavam reunidos em Mispá,  os governantes dos filisteus saíram para atacá-los. Quando os israelitas souberam disso, ficaram com medo (1 Samuel 7.7). E disseram a Samuel: "não pares de clamar por nós ao Senhor, o nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus  (1 Samuel 7.8). Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor. Ele clamou ao Senhor em favor de Israel,  e o Senhor lhe respondeu (1 Samuel 7.9). Enquanto Samuel oferecia o holocausto,  os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o Senhor trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e

Os filisteus são vencidos - 1 Samuel 7.5-17

Disse mais Samuel: congregai todo o Israel em Missão,  e orarei por vós ao Senhor  (1 Samuel 7.5). A intercessão em favor do povo é uma das funco próprias dos profetas (Jeremias 14.1; Jeremias 15.4; Amos 7.2, 5). Acerca de Moisés como intercessor diante do Senhor pelos pecados de Israel  (Êxodo 32.9-14; Êxodo 33.7). Congregaram-se em Mispa,  tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia e ali disseram: pecamos contra o Senhor. E Saquele julgou os filhos de Israel em Mispa  (1 Samuel 7.6). Em hebraico, Mispa significa atalaia ou posto de vigia, havendo no AT vários lugares com esse nome (Gênesis 31.44-52; Josué 11.3, 8; Juízes 11.34; 1 Samuel 10.17). A Mispa aqui mencionada foi um centro político e religioso de considerável importância no antigo Israel,  situado a uns 8 km ao norte de Jerusalém. Samuel aparece aqui como juiz  (ou chefe), com todas as características próprias dos líderes que conduziram ações de guerra na época dos Juízes. A ele também é atribuíd

A ressurreição da filha de Jairo - Mateus 9.23-26

Primeiro Jairo, principais da sinagoga teve encontro com Jesus. O dirigente da sinagoga era um leigo com responsabilidades administrativas, entre as quais zelar pelo patrimônio e supervisar o culto. Embora houvesse exceções, a maioria das sinagogas tinha um dirigente. Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: irmãos,  se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a (Atos 13.15). Na sinagoga, era lida uma passagem dos livros de Moisés  (a lei, isto é,  o Pentateuco) e outra de algum livro dos Profetas (Mateus 4.23; Lucas 4.16-28). Segundo prostrou-se a Jesus e insistente lhe suplicou: minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Impor as mãos sobre um enfermo era uma prática comum nas curas (Marcos 6.5; Marcos 7.32; Marcos 8.23, 25). Jesus foi com ele (Mateus 9.18-19, Lucas 8.40-42; Marcos 5.21-24). 

A ressurreição da filha de Jairo - Marcos 5.35-43

Falava ele ainda, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: tua filha já morreu; por que ainda incômodas o Mestre? (Marcos 5.35). Mas Jesus, sem acudir a tais palavras,  disse ao chefe da sinagoga: não temas, crê somente (Marcos 5.26). Jesus sem acudir a tais palavras ou sem fazer caso deles. Fez caso de quem ora e crê no poder da oração.  Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João  (Marcos 5.37). Pedro, Tiago e João foram discípulos especiais íntimos com Jesus (Marcos 9.2; Marcos 13.3; Marcos 14.33; Lucas 22.8; Atos 3.1; Gálatas  2.9). Os três ficaram presos juntos (Atos 4.3) e ficavam unidos em Samaria (Atos 8.4). Os sinais acompanham os que crêem (Marcos 16.17).  Chegando à casa do chefe da sinagoga,  viu Jesus o alvoroço,  os que choravam e os que pranteavam muito (Marcos 5.38). Nos sepultamentos,  era tradicional contratar pranteadores profissionais.   Então entrou e lhes disse: por que todo este alv